Acampando próximo a Jericoacoara, CE Off-road

Peixe fresco, céu estrelado e praia deserta. Acampando próximo a Jericoacoara, CE!

Jericoacoara é um daqueles paraísos que devem ser conhecidos um dia na vida. Apelidada carinhosamente de Jeri, o destino é tradicionalmente conhecido pelas práticas de Wind e Kitesurf. Localizada ao norte do estado do Ceará, a praia é um dos três destinos que compõe o eixo da ‘Rota das Emoções’ – caminho turístico que também é composto pelos Lençóis Maranhenses (MA) e o Delta do Parnaíba (PI).
Jeri fica dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, seu acesso é gratuito e somente pode ser feito em veículo com tração nas 4 rodas ou de buggy – que pode ser alugado em Jijoca de Jericoacoara, aproximadamente 8 km antes de Jeri e onde as estradas terminam.

Praias de águas claras e pequenos riachos compõem o parque nacional, que ainda conta com belíssimas lagoas de água doce – mantidas pelas chuvas de Janeiro à Abril – e que aparecem em meio às dunas e grandes bancos de areias. É recomendável que os passeios por Jeri sejam feitos com o apoio de guias e agências locais. Mas uma atração que não se pode deixar de fazer em Jeri é assistir ao pôr do sol, em cima da famosa ‘duna do pôr do sol’. Todos os dias dezenas de turistas rumam ao topo da duna no final de tarde para assistirem um verdadeiro espetáculo da natureza, quando o Sol deita-se por detrás do mar.

Encantados por tamanha beleza natural, resolvemos passar nossa última noite acampados em uma das praias próximas à Jeri. Era hora de começar a preparação:

Por volta das 13h30 chegavam os últimos pescadores próximos à praia do Preá, ao lado de Jeri. Seguindo a recomendação deles, compramos uma bela e fresca pescada de 1,5kg. Colocamos em nossa geladeira automotiva e seguimos para nosso último passeio pela região. E, após assistirmos nosso último pôr-do-sol do passeio, fomos a um mercadinho local comprar alguns legumes para cozinharmos junto com o peixe e com o arroz que tínhamos estocado em nosso carro.

Era chegada a hora! Partimos sentido à praia de Mangue Seco (afinal é proibido acampar na praia de Jeri). Consultamos a tábua de maré de Jericoacoara para vermos qual seria o melhor local para armarmos nosso acampamento, para não corrermos o risco da maré cheia estragar nossos planos. Local decidido, abrimos nossas barracas automotivas e começamos a tirar as coisas do carro. Abrimos a caçamba da Tanajura e de lá saíram: mesa e cadeirinhas, refletor (afinal nosso carro tem energia gerada por uma bateria extra e um inversor que transforma a energia em 110V), 2 mini fogões à gás, kit de panelas e talheres e nossa mini churrasqueira. Grelhamos o peixe na churrasqueira e preparamos um arroz com legumes. Voilà!! Estava pronta nossa super refeição! Era só contemplar aquele céu completamente estrelado sem nenhuma nuvem ou luz para atrapalhar, tomando um delicioso vinho que ganhamos no Vale do São Francisco!

Não precisamos nem dizer que, ainda melhor que o jantar, foi poder acordar com aquela vista paradisíaca! E desfrutar nosso café-da-manhã ali! No meio da praia, ao som das leves ondas leves que arrebentavam próximas aos nossos pés!

Até o próximo post!