tocha Curiosidades

A História dos Jogos Olímpicos

Olá pessoal, já que estamos em clima de Olímpiadas… Que tal algumas curiosidades sobre os jogos? Os primeiros registros oficiais dos Jogos Olímpicos são de 776 a.C. E os Jogos eram realizados em um vilarejo chamado Olímpia, na Grécia.Os Jogos Olímpicos tinham como uma das principais finalizades de homenagear Zeus, o maior deus do Olímpio, segundo a mitologia grega. Os Jogos eram realizados de quatro em quatro anos e tinham o poder de interromper guerras, batalhas e combates. As disputas reuniam atletas e espectadores de todas as cidades da Grécia. Porém, apenas os cidadãos livres e que estivessem inscritos para a competição podiam participar dos Jogos. Os atletas treinavam em suas cidades de origem durante os quatro anos que separavam os Jogos Olímpicos.

Nos Jogos Olímpicos de 776 a.C, a única prova disputada foi uma corrida de 192,27 m. Aos poucos, o número de provas disputadas foi aumentando:

Corrida – esporte mais nobre das Olimpíadas da Era Antiga.  Os atletas corriam nus uma distância de certos 192,27 m.
Pentatlo – combinação de cinco esportes (salto em distância, corrida, arremesso de disco, lançamento de dardo e luta livre).
Salto em distância – os atletas competiam utilizando halteres em suas mãos e as provas eram disputadas ao som de flautas.
Arremesso de disco – muito apreciado pelos gregos, este esporte até  foi citado em um poema de Homero.
Lançamento de dardo – era dividido em “ekebolon”, em que era avaliada a distância alcançada pelo arremesso, e “stochastikon”, onde se observava se o dardo havia atingido um determinado alvo.
Luta livre – esporte popular na época e também citado em um poema de Homero.
Boxe – um dos esportes mais antigos da historia.
Pancrácio – mistura de boxe e luta livre, considerado um dos mais dignos esportes da Antiguidade. Porém, na primeira vez em que foi disputado, o vencedor acabou morrendo estrangulado por seu oponente durante a luta. (Tragico, não?)
Corrida de cavalos – disputado em hipódromos com várias modalidades. -Corrida de bigas – variação da corrida de cavalos, em que os animais puxavam uma pequena charrete.

Naquela época os Jogos não eram “disputados” e sim, “celebrados”. De acordo com os registros oficiais, a celebração dos Jogos Olímpicos durou até o ano de 394 d. C. quando, por questões religiosas com a chegada do cristianismo, a celebração foi banida pelo imperador romano, Teodósio. Devido a esta decisão do Imperador, os jogos ficaram suspensos por 1500 anos. Já na Era Moderna, no ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira. O lema dos Jogos Olímpicos da Era Moderna passou a ser: “O importante é competir”. A primeira edição das Olimpíadas modernas foi marcada para 1896, em Atenas, após o rei Jorge I ceder a cidade para a realização dos Jogos.

Em 1913, barão de Coubertin idealizou os cinco aros interligados como simbolo olímpico, que posteriormente  também passaram a ser a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional. Os cinco aros interligados, nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho representam a união dos cinco continentes.

A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Este símbolo comemora o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A Tocha Olímpica, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.

Desde então, já estamos na 27ª edição dos Jogos Olimpicos, que esta acontecendo em Londres. Inglaterra.

E você, esta acompanhando os Jogos?

  • Adrielle

    gostei me evoluiu pra caramba
     

  • Anônimo

    Olá Adrielle, tudo bem? Que bom que gostou! Você pratica algum esporte? Abraços

  • Soluane_f

    adorei tomara que evolua cada vez mais