Dia mundial do Rock Cultura

13/07 – Dia do Rock

Pessoal, hoje é Dia Mundial do Rock, um gênero musical que surgiu nos Estados Unidos na década de 1950. Um estilo inovador, completamente ousado e totalmente diferente do que já havia acontecido na música desde então, com influencia no ritmo rápido da Black Music e do country. O ritmo dançante acompanhado por guitarras elétricas logo contagiou a todos.

O gênero que surgiu nos Estados Unidos se espalha rapidamente pelo mundo todo, e em 1955 surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley que revolucionou a música unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. Ainda nesta década outros roqueiros também surgiram para revolucionar ainda mais este estilo, como Chuck Berry e Little Richard.

Nos anos 60, conhecido como Anos Rebeldes, foi marcado pela entrada no mundo do rock a banda de maior sucesso do mundo: The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool, UK rapidamente estouraram nas paradas da Europa e Estados em 1962, com a música “Love Me Do” e de repente já haviam conquistado o mundo todo. Nesta época, com todas as manifestações e movimentos pacifistas, o rock ganhou um caráter mais político, como as contestações nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso, são os roqueiros do The Rolling Stones.

Na década seguinte, em 1970 o rock já começa a aparecer com um estilo mais pesado no cenário musical, é a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Mas por outro lado, na música também surge o dance music, marcado por Neil Young e Elton John.

Em 1980 a convivência de vários estilos de rock foi o marco da década. A chegada do New Wave fez sucesso no ritmo mais dançante do rock, como as bandas The Clash e The Police. Nesta mesma época surge a emissora de TV dedicada apenas à musica, chamada MTV que impulsionou ainda mais o rock exibindo videoclipes e shows de cantores e bandas. Ainda com o foco em protesto e manifestações, surge a banda irlandesa U2, com um forte caráter politico e por outro lado, no estilo dançante, surgia o rei do Pop, Michael Jackson.

O estilo Grunge, que surgiu na Califórnia, com sons pesados e distorcidos foi o que mais marcou o cenário do rock na década de 1990, com bandas como Nirvana e Alice in Chains. Também surgiu um novo estilo chamado New Metal, que misturavam os estilos agressivos do rock com algumas influencia do rap como as bandas Slipknot, Korn, Limp Bizkit e Linkin Park.

Finalmente chegando aos anos 2000, a música pop dominava todas as paradas fazendo o rock perder sua força no cenário musical. Mas isso fez com que um novo estilo surgisse, com mais vitalidade e diferente dos ideais do rock tradicional influenciados por outros estilos de música. Surgiram então os The Strokes, Interpol e White Stripes que também tiveram grande importância na cultura pop. No começo do ano 2000 também surgem as bandas no estilo Love Metal, conhecido por suas letras românticas e também o hardcore ressurge com força com suas letras melódicas e depressivas mais conhecidas como movimento emocore, marcado por bandas como Simple Plan e My Chemical Romance.

No Brasil, em uma época em que a Bossa Nova predominava, o primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Nesta época surge também a Jovem Guarda com letras românticas começam a fazer sucesso entre os jovens, cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, marcaram este movimento.

Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados com um rock mais ousado no país, já na década seguinte, com temas mais urbanos e cotidianos, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso. Na década de 1990 e até os dias de hoje, fazem muito sucesso também entre a música popular brasileira, bandas como: Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.