Festa Junina Cultura

Que comece o arraiá!

Olá pessoal! Junho veio cheio de festas juninas e julho não será diferente! Eu adoro uma festa junina, então hoje vou contar pra vocês um pouco sobre a origem destas festas.

Bom, existem várias teorias para explicar este termo: festa junina. Mas a versão mais usada é que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João, que primeiramente era chamada de festa Joanina.

A festança foi trazida ao Brasil pelos portugueses ainda no período colonial, onde vários dos elementos culturais foram de influência europeia e com o tempo foi se misturando aos costumes brasileiros.

Como junho é um período de colheita de milho grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além do milho, outros pratos típicos desta festividade são: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muitas outras delicias.

Além da boa comida, o mês de junho é marcado por fogueiras, que são o centro das danças de quadrilhas. Balões também compõe o cenário junino, mas estão cada vez mais raros devido às leis que proíbem a pratica.

Também são tradicionais, principalmente na região sudeste, as quermesses, que são realizadas por igrejas, colégios, empresas e sindicatos com barraquinhas de comidas e jogos típicos.

Além de São João, o mês de junho é o momento de se fazer homenagens a mais dois santos São Pedro e Santo Antônio. Como Santo Antônio é considerado o ‘santo casamenteiro’, são várias as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, depois do dias dos namorados, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

Em todos os Estados brasileiros, a comemoração das festas juninas ocorre de vários jeitos e costumes diferentes.  Qual é a tradição junina de sua região?