Estágio DPaschoal 2012 Curiosidades

Por que ser um estagiário?

A maioria dos jovens encontra no estágio, um caminho para ingressar no mercado de trabalho. Mas, antes de iniciar esta trajetória, é preciso saber o que um estagiário faz exatamente e buscar as melhores oportunidades. Existem diferentes tipos de estágios: o estágio de Ensino Médio, de Ensino Técnico, de Ensino Superior, entre outros. Hoje vamos falar um pouco sobre o estágio de Ensino Superior.

Mas realmente o que é ser um estagiário? Estagiar em uma empresa, além de ser um complemento da faculdade, é uma forma de aplicar o conhecimento teórico aprendido em sala de aula e ter a oportunidade de conhecer o mundo de uma nova maneira, ter uma visão diferenciada do mercado de trabalho. “O estágio é uma oportunidade que não podemos perder. É um período de aprendizado, tanto pessoal como profissional, que nos auxilia na escolha do caminho que devemos seguir, seja para confirmar uma ideia pré-definida ou para abrir novas possibilidades antes impensáveis.” Diz Carolina Campos, que passou pelo Programa de Estágio 2010 da DPaschoal e hoje é Analista de Mercado na empresa.

Antes de ingressar em um Programa de Estágio de Ensino Superior, primeiramente é necessário realizar um curso superior e na maioria das empresas, é preciso estar entre o antepenúltimo, penúltimo e último ano, pois o contrato é de no máximo dois anos, que é quando o candidato completa o curso. Ele tem a opção de escolher a área de atuação, dando continuidade a matéria estudada. O estágio não é considerado um emprego, pois não tem vínculo empregatício com a empresa, porém de acordo com a Lei do Estágio, seguem alguns direitos do estagiário: bolsa auxílio, plano de saúde, vale transporte, entre outros. A bolsa auxílio é definida dependendo da empresa e do mercado. Vale lembrar que a carga horária deve ser de no máximo 30 horas semanais e que candidatos já formados não podem participar de um Programa de Estágio.

Na procura de um estágio, o candidato procura várias opções de empresas, mas… O que levar em conta na hora da escolha? Ser estagiário é um desafio dos grandes, pois muitas vezes este é o primeiro emprego de um jovem iniciando sua carreira profissional e consequentemente surgem as dúvidas quanto ao processo seletivo. Lembre-se, neste momento tanto a empresa está escolhendo os candidatos, quanto você está escolhendo a empresa que deseja iniciar sua carreira profissional. Separamos algumas dicas de vários estagiários que já passaram por um Programa de Estágio e vamos compartilhar com vocês:

• No processo seletivo, seja você mesmo! Demonstre suas habilidades e conhecimentos. Fique atento a todas as informações e detalhes passados pela empresa. Participe e saiba ouvir o outro, respeitando o seu espaço e o dos seus colegas.
• Um fator na decisão de escolha da empresa, talvez o mais importante, é avaliar os valores que ela transmite. Será que estes valores são os mesmos que os seus valores? Se identificar com a empresa é o que vai incentivar a paixão pelo trabalho e consequentemente o crescimento profissional.
• Conheça a empresa! Pesquise sobre ela: a atuação e o segmento no mercado, quais são as responsabilidades sociais, ambientais e com os colaboradores.
• Durante o processo de seleção, analise os objetivos e as propostas da empresa para o programa de estágio, é importante avaliar como será o acompanhamento do programa.
• Escolha a jornada de trabalho com cuidado, pois os horários de trabalho e os horários da faculdade precisam estar em concordância, sem correr o risco de prejudicar um ou outro.

Lembrando que o estágio é um momento de aprendizado e descobertas, então esteja disposto a devorar conhecimento e demonstrar interesse em seu desenvolvimento. Jamais deixe de mostrar quem você realmente é e qual o seu foco dentro da empresa.

Depois destas dicas prepare-se, analise todas as opções e oportunidades que você tiver.
E que tal uma oportunidade de participar de um Programa de Estágio oferecido pela DPaschoal?  O Programa de Estágio do Grupo DPaschoal é elaborado para proporcionar uma experiência única de aprendizagem e realizações.

Convidamos você a fazer parte da nossa equipe, eleita por 13 anos como uma das 100 Melhores Empresas para se Trabalhar segundo a revista Época.

As inscrições estarão abertas até o dia 13 de junho de 2012.

 

 

 

 

 

 

 

  • Anônimo

    Eu fui estagiaria na DPaschoal e hoje sou Analista de Marketing. O programa vale muito a pena, no nosso ano ele foi estruturado como um “mini trainne”, tínhamos projetos e um super contato com os gerentes. Esses projetos nos ajudaram bastante, quando fomos efetivados passamos a fazer mais projetos ainda.
    Fico muito feliz em ter feito parte desse pedaço da historia de uma empresa como essa!
    =)

  • Carolina Campos

    Eu também fui estagiária na DPaschoal e recomendo. Aprendi bastante e me identifiquei muito com a empresa, por isso mesmo continuo trabalhando na DPaschoal. Na empresa, o estagiário tem papel importante, tem a missão de trazer novas ideias e desenvolver projetos com o apoio do gerente. Além de tudo isso, a DPaschoal é um ótimo ambiente de trabalho! ;)