brasilsil Cultura

Oh Pátria Amada, Brasil!

Olá pessoal! Hoje é dia do Museu, e que tal falarmos um pouco de História? Nada melhor do que voltar um pouco no tempo e relembrar o Descobrimento do Brasil.

E tudo começou….
Na busca de novos produtos e especiarias da Índia, foi no dia 22/04/1500 que as caravelas da esquadra portuguesa, que eram comandadas por Pedro Alvares Cabral chegaram acidentalmente ao litoral sul de nossa terra, hoje onde se localiza a Bahia. Neste local existia um monte, que foi batizado como Monte Pascoal.

Índios,  quem são esse povo estranho?
Dois dias depois da chegada ao litoral sul desta terra estranha, Vaz de Caminha registrou em sua carta que o primeiro contato com estas pessoas foi pacifico, porém muito estranho.
Cabral convidou esses índios para sua caravela, onde de cara já apresentaram o ouro para os portugueses, o que fez estes europeus acreditarem que o Brasil era uma fonte de metais preciosos. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil, rezada pelo Frei Henrique de Coimbra. Após a missa, a esquadra rumou em direção as Índias, em busca das especiarias. Como acreditavam que a terra descoberta se tratava de uma ilha, a nomearam de Ilha de Vera Cruz (primeiro nome do Brasil).

Mas, então… Houve o descobrimento ou apenas a chegada ao Brasil?
Quando falamos de ”Descobrimento do Brasil”, a primeira impressão é de que nossa terra não era habitada e que os portugueses foram os primeiros a pisar em solo brasileiro. Quando chegaram ao Brasil, aqui já habitavam milhões de indigenas, sendo assim, podemos dizer que o Brasil foi descoberto para os europeus. Porém, poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária, enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.

O interesse comercial…
Mesmo nossa terra apresentando grande valor economico e oportunidade de exploração, os portugueses ainda tinham empenho pelo comércio nas Índias, onde comercializavam especiarias como cravo, pimenta, canela, porcelanas, seda e etc. Mas enquanto isso, a exploração do Pau – Brasil levando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas.

O nome BRASIL!!
Durante todo este processo, nossa terra recebeu varias nominações diferentes.:
Pindorama: que em Tupi-guarani quer dizer ‘terra de muitas palmeiras’, este nome era usado pelos índios, antes da chegada dos portugueses em 1500. “Terra de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz” foram nomes dados entre 1500 a 1503 e foram provisorios até receber o nome de Brasil, devido a grande quantidade de pau-brasil encontrados aqui.
Hoje o nome oficial é República Federativa do Brasil usado desde 1969.

Se foi achado ou descoberto ou invadido, o Brasil hoje, graças aos portugueses é uma pátria rica em culturas diferentes e cheia de beleza que atrai à todos. O Brasil país do futebol, do carnaval e do povo bonito,  sempre enche de orgulho nossos corações.

Que tal depois dessa viagem no tempo, tirar o carro da garagem e visitar um museu com os amigos e família?