Internet Curiosidades

O mundo em um click

Olá pessoal, hoje vamos falar de algo que sem dúvidas é uma das coisas mais importantes de nossas vidas e definitivamente não conseguimos mais viver sem: a Internet.

Um pouco da história…

A rede mundial de computadores, mais conhecida como Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Com objetivos militares que pudessem ajudar as forças armadas Norte Americanas a manter suas comunicações no caso de ataque inimigos. Nas décadas de 70 e 80 a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico, principalmente nos EUA, para estudantes e professores universitários.

Apesar de já ser utilizada, a Internet começou a alcançar a população em geral a partir de 1990.  Nesse momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado, no mesmo ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a ‘World Wide Web’ famoso “www”, possibilitando a utilização e a criação de sites . Sendo assim, conhecida como a maior criação tecnológica, depois da televisão em 1950.

Devido a rápida expansão da Internet, surgiram vários navegadores (browsers) para facilitar a navegação online, como por exemplo: o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais:

  • Os estudantes passaram a buscar informações para trabalhos escolares, enquanto fora da programação escolar;
  • Alguns Jovens utilizavam apenas para diversão em sites de jogos;
  • As salas de chat tornaram-se pontos de encontro a qualquer momento;
  • A busca por empregos online através dos sites de agencias e e-mails iniciou com força no meio dos desempregados;
  • As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas online cresceram e se disciparam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.

Hoje em dia, já é considerado quase impossível pensar no mundo sem a Internet. Me diz agora: você conseguiria viver sem ter acesso à internet? Pois é, sem ela não estaríamos nos comunicando agora e você provavelmente não estaria lendo este texto! Ela tomou parte da vida de pessoas em todo o mundo e estar conectado passou a ser uma necessidade extrema. O acesso a Internet está muito facilitado, e hoje conseguimos acessa-la até mesmo pelos celulares e em qualquer lugar possibilitando acesso às informações e notícias do mundo em apenas um click.

Toda hora precisamos estar conectados com tudo o que acontece no mundo, principalmente ficar sempre ligados no que acontece em nossas redes sociais. Com a febre das redes, agora podemos ficar mais próximos de outros países e culturas através de uma tela, encontrar pessoas que não vemos há muito tempo, aqueles amigos do colégio e ainda manter contato. Quem aqui ainda não tem Facebook? Poucas pessoas que podemos até contar… Esta Rede Social surgiu como uma brincadeira de estudantes americanos e hoje é febre mundial, e um vício também, não é?
Além de ser usada como um ‘ponto de encontro’, as Redes Sociais hoje atingiram até o meio corporativo. As empresas estão utilizando como ferramenta de negócio e uma maneira mais legal e rápida de interagir com os clientes.

E o que seria de nossas vidas escolares sem o Google? Bendito sejam os criadores do Google, nosso companheiro dos trabalhos e pesquisas desde sua fundação em 1998! Hoje conseguimos praticamente TUDO através de uma simples busca.  São milhares de páginas de muito conteúdo para nos ajudar no dia a dia! E hoje, podemos ainda fazer reuniões pelo hangout do Google+, e conversar online com vários amigos, como se fosse ao vivo.

Vivemos a vida de uma forma rápida, precisamos de informações a um clique, soluções instantâneas e com isso a Internet se tornou a melhor companheira em nosso dia a dia. Existem muitas ferramentas que facilitam o acesso a ela, não temos mais desculpas para viver sem.

Hoje é o dia internacional da Internet, mas espera um pouco… Que dia não é dia da Internet?