serra mantiqueira Viagens

Curta o frio de montanha no distrito de São Francisco Xavier

Tomar um vinho, deliciar-se com uma boa comida e sentir o calor da lareira. O frio de montanha é mesmo irresistível no inverno, mas sempre acaba atraindo muitos turistas para as cidades. Se você não conhece, o pequeno distrito de São Francisco Xavier é perfeito para um fim de semana ou feriado sem tanta badalação como Campos do Jordão ou Monte Verde.

Localizada a apenas 157 quilômetros de São Paulo e encravada na Serra da Mantiqueira, São Francisco Xavier está a 720 metros de altitude num lugar repleto de belezas naturais como cachoeiras, vales e mirantes. Cerca de 90% de seu território é área de proteção ambiental. O distrito nasceu no século 19 como pouso para tropeiros e atualmente faz parte do município de São José dos Campos.

Durante décadas, o local viveu apenas como um povoado isolado no meio das montanhas. Esse distanciamento proporcionou um artesanato típico e um clima simpático e tranquilo de cidade pequena do interior. Um dos pontos fortes da região é o turismo ecológico com cavalgadas, passeios de mountain bike, caminhadas e rampa de voo livre.

Mas o melhor mesmo são as aconchegantes pousadas da cidade. A maioria tem todo conforto e mordomia para desfrutar de um fim de semana a dois saindo raramente do quarto. Ali, a ordem é descansar e esquecer qualquer problema da cidade grande. Aliás, é difícil mesmo pensar em problema ao abrir a janela de seu quarto e se deparar com imensos e infinitos vales bem à sua frente.