Calibragem Pneu Prevenção

Cuidado com a pressão!

Olá pessoal! Hoje vamos dar atenção a um dos itens mais básicos de segurança do seu carro, e, provavelmente, o que você esquece mais facilmente: a calibragem dos pneus. Você tem certeza que usa a calibragem adequada? Qual foi a última vez que você verificou a pressão dos seus pneus? Você sabe de todos os problemas causados por uma calibragem errada? Então, fique atento.

Primeiro é importante você entender porque a calibragem dos pneus é tão importante. Em primeiro lugar, a pressão é o que mantém o pneu no formato correto. Afinal, um pneu vazio, sem pressão murcha, certo? Muito bem, se você rodar com a pressão ABAIXO da recomendada, o seu pneu não ficará com o formato adequado (por mais que você não consiga perceber). Isso provocará o desgaste irregular do pneu. Ele irá ficar “careca” nas laterais mais rapidamente do que no meio. E esse desgaste será prematuro, portanto, você estará condenando seus pneus a uma vida útil menor. Além disso, o desgaste irregular do pneu pode fazer o carro “puxar” e atrapalha a dirigibilidade em frenagens, desvios e no piso molhado.

Veja neste esquema como se comporta um pneu com calibragem abaixo do recomendado:

Você já andou em uma bicicleta com o pneu murcho? As pedaladas ficam pesadas e lentas, apesar do nosso esforço não é? A mesma coisa acontece com seu carro, mas como é o motor quem faz a força, você acaba não percebendo. Quem percebe é o seu bolso, pois o maior esforço do motor se reflete no consumo de combustível.

Por fim, em situações limite, como em uma derrapagem, um pneu com baixa pressão pode até se soltar da roda, murchando imediatamente e piorando muito mais uma situação em que o controle já está muito difícil.

Em contrapartida, para evitar os perigos do pneu murcho, algumas pessoas colocam uma pressão maior do que a recomendada. Isso também é ruim. O pneu com pressão excessiva também se deforma, o que provoca o desgaste irregular, gastando primeiro o meio do pneu, que também irá durar menos. O pneu com excesso de pressão se torna mais duro, absorvendo menos os impactos da pista, o que afeta o conforto do veículo e aumenta o esforço da suspensão. Pressões muito altas podem levar até a uma deformação permanente ou estouro do pneu.

Então, vamos acertar essa pressão?

Procure calibrar semanalmente os pneus. Se a pressão baixar muito pouco entre cada verificação, ótimo, você está com os pneus em ordem, andando sempre na calibragem certa. Uma perda de até 2 libras por semana é considerada normal. Agora, se a pressão caiu muito, pode ser que haja um furo ou problema na válvula. Melhor verificar para não ficar na mão…

E qual a pressão correta, afinal? O certo aqui é consultar o manual do proprietário. Ele que vai informar a pressão correta. Pode ser que essa pressão varie em função da utilização do carro. Algumas montadoras recomendam uma pressão maior para andar com o carro carregado. Outras recomendam uma pressão ligeiramente menor para uso em terra (especialmente para picapes). Aqui, vale o que está no manual! Dica: alguns carros tem uma etiqueta com a pressão recomendada  próximo da dobradiça ou da fechadura da porta do motorista. Se você encontrar esta etiqueta, pode seguir o que está escrito nela.

Pneus calibrados? Não se esqueça de fechar as válvulas com as tampinhas. Há quem prefira andar sem as tampinhas, pois não precisam abri-las e fecha-las, deixando a calibragem mais rápida. Mas, as tampinhas têm a importante função de proteger a válvula (o popular “bico”) de água, sujeira, oxidação e danos ao sistema de vedação.

Outra dica muito importante: Sempre faça a calibragem com os pneus frios. Os pneus esquentam com uso, o que aumenta a pressão dentro deles. As fabricantes sabem disso, e todas as recomendações de pressão são válidas para a calibragem dos pneus frios. Por isso procure calibrar os pneus em locais próximos da sua casa, por exemplo.

Por fim, não se esqueça do estepe! Ele também tem que estar calibrado, para aquele infeliz momento em que você precisa dele. Como o estepe fica um tempo esquecido no seu porta-malas, pode colocar um pouco mais de pressão dele, em torno de 3 a 4 libras a mais que os outros pneus.

Pressão correta nos pneus é menos pressão no seu bolso e mais segurança para você!