Guarda sol Mulher

Verão exige cuidados especiais!

O verão chegou, e a temporada de férias também, só não podemos esquecer dos cuidados especiais com nossa saúde! Nós brasileiros somos privilegiados com esse calor maravilhoso quase o ano todo, mas no verão o sol fica mais forte e os cuidados são maiores ainda. Vou dar algumas dicas para se prevenir de muitos danos, a nossa saúde, causados pelo excesso do sol:

  • Primeiramente, evite sair de casa nos horários em que o sol esta mais forte, entre as 10h e às 15h. Prefira os horários da manhãzinha ou final de tarde. Mas se sair nos horários de risco, evite andar exposto ao sol, prefira locais com sombra, e também, não se esquece do protetor solar.
  • Falando em protetor solar, nunca podemos esquecer esse aliado em nosso dia a dia, quem possui pele clara principalmente, para evitar queimaduras, que são bem desconfortáveis; e quem tem a pele mais escura também é importante o uso dele para evitar manchas na pele. O uso do protetor solar é tão importante em nosso cotidiano que mesmo fora da estação devemos ter o habito de usa-lo, a exposição excessiva ao sol pode prejudicar a pele, podendo causar até câncer.
  • Para a alimentação, prefira escolher alimentos mais leves: frutas frescas da estação, saladas, sorvete… Até porque com muito calor não temos muito apetite para alimentos mais “pesados”. Tome água, mantenha-se sempre hidratado, não espere a sede chamar, beba muito líquido o dia todo. Com o calor transpiramos mais, ou seja, perdemos muito líquido, por isso é importante mantermos nosso corpo sempre hidratado. Evite álcool, bebidas com cafeína ou alto teor de açúcar, pois essas também colaboram para a perda de líquido. Uma boa opção é optar por suco de frutas natural bem gelado, além de ajudar a hidratar, possui vitaminas essenciais para nos manter “em ordem”.
  • Uma dica para refrescar o corpo quando você não pode mergulhar em uma piscina ou mar, lave o rosto com água bem gelada e imerja o pulso em água fria por alguns minutos.
  • Como o calor nos faz transpirar mais, use roupas mais “folgadas”, leves e tecidos claros. Talvez você não saiba, mas os tecidos escuros absorvem mais radiação do sol, prejudicando sua pele, por isso a sensação de que a roupa escura esquenta no sol.

  • Não se esqueça dos óculos escuros, mas cuidado, escolha os que possuem proteção ultravioleta, evitando danos na córnea e retina que muitas vezes podem ser irreversíveis.
  • Não se esqueçam das crianças e maiores de 65 anos, pessoas cardíacas ou que sofrem de pressão alta, elas podem não ser tão resistentes às altas temperaturas e sofrer algum desgaste físico.

 

Agora, curta seu verão e divirta-se!