Sexta 13 Curiosidades

Sexta-feira 13

Hoje é a primeira sexta-feira 13 de 2012 e certamente todos se perguntam o motivo de este dia ser tão misterioso.

Bom, vamos te contar algumas curiosidades bem medonhas sobre este dia!

A tão famosa e temida sexta-feira 13 é símbolo de azar para países de idioma inglês, francês e português, e aos poucos foi se espalhando pelo mundo. O numero 13 é considerado um numero do azar em comparação ao número 12, de acordo com a numerologia que diz ser o número das certezas (12 meses do ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos, 12 signos do zodíaco, etc.). Já o 13 seria um número incerto e irregular. Foi também em uma sexta-feira que Jesus morreu, somando o numero e o acontecimento, a sexta feira treze tornou-se o dia mais azarado de todos.

Existe até um nome dado a esse medo irracional deste número sem sorte: triscaidecafobia. Mais tarde, o medo deste dia da semana também ganhou um nome específico que da medo até de tentar pronunciar: frigatriscaidecafobia ou parascavedecatriafobia.

  • Um dos mais antigos conjuntos de leis escritas, o HAMURABI, elaborado por volta de 1700 a.C. possui 282 clausulas, porém misteriosamente a 13ª não existe.
  • Nos Estados Unidos e em muitos outros países, prédios e construções altas não possuem o 13° andar.
  • O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram. Pois é, nem a natureza escapa!
  • A Apollo 13 foi lançada às 13h 13 min, numa data cuja soma é 13 (11/04/70) e o acidente ocorreu em 13 de abril. Acontece que a tripulação teve a sorte de voltar viva para a Terra. Bizarro, não?
  • O Ato Institucional Nº5 (AI-5) foi decretado no dia 13 de dezembro de 1968, uma sexta-feira, pelo regime militar brasileiro durante a ditadura.

 

Sem falar da série de sucessos nas telonas cujo nome é exatamente “Sexta-Feira 13″. Em todos os filmes um serial killer, nascido em uma sexta-feira 13, mata pessoas que se arriscam se hospedar na pacata Crystal Lake. E todos os lançamentos deste filme, claro… foram em uma sexta-feira 13.

Este dia também é um dia péssimo para a economia nos EUA, porque as pessoas ficam com receio de fazer as coisas que normalmente fariam, como viajar ou sair para fazer compras. Vai que… né? É melhor não arriscar a sorte mesmo.

Já aqui no Brasil, em Manaus acontece “Rock N’ Roll Friday 13th Night”, um evento que reúne muita música com personagens marcantes de filmes de terror. Em São Paulo, muitas das casas noturnas recebem os convidados com festas à fantasia, como no Halloween.

Muitos acreditam que para se proteger do dia é preciso usar roupas claras, que não absorvem energias ruins, carregar sete pedras de sal grosso no bolso e na bolsa, não passar em baixo de escadas, correr de gatos pretos e não esquecer de repetir sete vezes antes de sair de casa pela manhã: “estou imune a qualquer ação do mal nesta sexta-feira 13”.

E você, esta com medo? Não se preocupe, essa é só a primeira de 3 deste ano… mas essa não é qualquer sexta-feira 13, hoje tem lua cheia!

Boa sorte! o.O