Segurança das crianças Segurança

Segurança das crianças, não se esqueça da cadeirinha

Para manter a sua família segura, você deve seguir algumas regras. Desde 2010 está em vigor à obrigatoriedade do cumprimento da lei de retenção para transportar crianças nos carros. O descumprimento da Lei, além de colocar vidas em risco, representa sete pontos na carteira de habilitação e uma multa de em media R$ 191,54.

Até os sete anos e meio de idade as crianças devem ser transportadas no banco de trás com o equipamento de retenção (bebe conforto, cadeiras e assentos de elevação). Você sabe como usar corretamente o equipamento para proteger suas crianças? Siga as instruções abaixo e garanta a segurança de seus pequenos.

 Fonte: Site Criança Segura

Depois dessa idade, as crianças até os 10 anos, continuam no banco de trás, apenas com o cinto de segurança. Para veículos que possuem somente bancos dianteiros ou Air bags veja as regras no site do DENATRAN.

Alguns esclarecimentos quanto ao uso das cadeirinhas:

• As cadeirinhas não possuem tamanho ou sistema padrão para se adaptar, pois os tipos de cinto de segurança e as dimensões dos carros variam.

• Se o carro for antigo, e o cinto de segurança for de apenas abdominal, é possível transportar a criança com 4 anos ou mais, no banco traseiro, sem o assento elevado, segundo a alteração do Contran para a regra de veículos com cinto de segurança de dois pontos.

• É preciso levar sempre em conta o conforto da criança e o fato de ela ficar bem presa ou não no equipamento. Conforme indicado pelo Contran, a criança só usará de forma adequada o cinto de três pontos, quando tiver altura superior a 1,45m.

• Não é permitido substituir o assento de elevação por almofadas e travesseiros, a Lei apenas permite o uso do próprio equipamento de segurança.

• Em nenhum momento a criança deve estar no colo de um adulto no veículo, o peso do corpo do adulto em uma colisão poderá esmaga-la.

• Se caso a regra for descumprida, o valor da multa é de aproximadamente R$ 191,54 e sete pontos na carteira.

Mais informações acesse o site Criança Segura

A não utilização desses equipamentos no transporte das crianças é considerada infração grave, e coloca em perigo a vida de todos os passageiros do veiculo. Por isso pais e responsáveis são os principais agentes de segurança na família, não se esqueçam que os maiores de 10 anos devem usar normalmente o cinto de segurança, é lei, faz muita diferença, além de ser um ótimo exemplo para os filhos.

Aproveitem o passeio e usem o cinto de segurança!