lama Off-road

Os pneus Mud

É de opinião nacional que um bom pneu para uso em lama, popularmente denominados Mud ou Lameiro, deve ter garras “afiadas” para limpar a lama do caminho e levar a borracha até terreno firme para tocar o carro adiante.

Os off-roaders mais ousados querem o máximo de tração e buscam desenhos agressivos para enfrentar qualquer trilha. Se isto dá a tração desejada por outro lado expõe os ocupantes a riscos muitas vezes ignorados.

O primeiro tem a ver com o desenho. Os pneus remoldados para uso off-road tem desenhos similares às de aplicação agrícola, com espaçamento absurdo entre os blocos de borracha, que provoca falta de segurança em frenagens em rodovia ou mesmo avenidas. Com estes pneus, um carro vai precisar de mais espaço para frenagem, há pouca borracha em contato com o piso e faltará atrito para frear em uma emergência. Com pista molhada ou em ruas com paralelepípedos o problema é ainda mais grave.

O segundo risco é com a falta segurança de andar em cima de velhas carcaças em alta velocidade, é quase impossível saber como foram usadas, se tem deformações por impacto ou antigas perfurações. Isto sem contar que muitas vezes se montam quatro pneus de marcas e construções diferentes podendo ser difícil também o balanceamento.

Depois dos riscos existem os danos na trilha que será percorrida. A cada travessia de um 4×4 equipado com pneus extremamente agressivos os facões ficam mais fundos, as erosões se intensificam e o lugar fica a cada dia mais difícil de atravessar. Não entendo muito bem como isto poder ser vantajoso para alguém. Neste ponto vem outro detalhe muitas vezes esquecidos: os moradores da região, que também usam a trilha ou estrada para sua locomoção diária. Destruí-la não exatamente um gesto generoso com quem cede a passagem.

O desenho de um pneu Mud deve respeitar o máximo de tração com segurança suficiente para frenagem. A busca por menor ruído também é levada em conta, já que é impossível evitar ruído de um pneu Mud em rua ou estrada. Também é claro que estes pneus não foram feitos para altas velocidades, o limite de até 160Km/h é mais que suficiente para um carro rodar com pneus Mud.

Então, para finalizar, sugiro que ao escolher um bom pneu Mud leve em conta também a segurança de seu 4×4 e de quem irá com você. Não vale a pena arriscar a vida por conta de tração à qualquer custo.