O carro novo e a segurança Dicas

O carro novo e a segurança

Olá pessoal!  Essa é para você que está querendo trocar de carro. Aposto que você quer um modelo mais novo, mais espaçoso, mais equipado, não é? Mas e na segurança do seu carro novo, você pensou?

Segundo o Ministério da Saúde, em 2010, o SUS contabilizou 145 mil internações causadas por acidentes de trânsito. Foram 40.610 vidas perdidas no trânsito. Não são apenas milhares de mortos e feridos. Como em uma guerra, são milhares de órfãos, de viúvas, viúvos, de turmas de amigos despedaçadas, de pais inconsoláveis, de sonhos perdidos. Exatamente como em uma guerra. É uma triste comparação, mas em 11 anos de guerra do Vietnã morreram cerca de 46.000 soldados americanos. Os sete anos de ocupação do Iraque levaram menos do que 5.000 vidas das forças de ocupação.

É evidente que a imprudência é a principal causa dessa tragédia, mas precisamos fazer uma pergunta: nossos carros são seguros? Você, amigo leitor, faz a manutenção simples, mas primordial do seu carro? Pneus, freios e suspensão estão em perfeita ordem? Seu carro tem freios ABS? Air bag?  Acha isso um luxo?

Vamos começar com os freios ABS. O sistema ABS impede que as rodas do carro travem em uma freada forte, com as rodas travadas e os pneus derrapando, o carro fica quase incontrolável, impossível de desviar de um obstáculo. Um carro com sistema ABS pode frear em um espaço de 10% a 25% menor do que o mesmo modelo com freios convencionais. Parece pouco? A 80km/h um carro leva cerca de 40m para frear totalmente. Quer dizer que, com ABS você conseguiria parar de 4 a 10 metros antes. Pode ser a diferença entre bater e não bater. Entre um susto e um atropelamento.

 

Freios ABS serão obrigatórios a partir de 2014.

 

O Air Bag já foi apontado como vilão por muitos, assim como aconteceu com o cinto de segurança no passado. Hoje o Air Bag é um equipamento de segurança mundialmente reconhecido. Nos EUA, desde 1998, todos os carros são obrigatoriamente equipados com Air Bag. Mas atenção: usar o cinto de segurança é essencial para que o Air Bag cumpra sua função, segundo o NHTSA, órgão americano que cuida da segurança veicular, o uso do Air Bag aliado ao cinto de segurança, reduz em 61% as chances de um ferimento fatal.

Em 2009 foi sancionada uma Lei que determina que, até 2014, todos os carros devem sair de fábrica com ABS e Air Bag. Mas, enquanto 2014 não chega, não seria uma boa ideia dar preferência para a sua segurança, a da sua família e a de todos que estão na estrada com você?

E ainda: vai ser difícil vender seu carro em 2014 (daqui a pouco mais de dois anos!) sem ABS e Air Bag.

 

Pense nisso e boa viagem!

 

Os sites das agências EURO NCAP, NHTSA, e LatinNCAP mostram os resultados obtidos em testes de colisão com diversos veículos. Ótima oportunidade para ver como o seu carro (ou aquele que você quer comprar) se saiu! #ficaadica