Luz no fim do tunel Dicas

Luz no Fim do Túnel – parte 2

Olá Pessoal! Dando continuação ao post passado, hoje vamos voltar a falar sobre maus hábitos com a iluminação do carro.

Vamos começar com o conhecido farol alto. Ele deve ser utilizado somente em estradas, quando não há outros veículos à frente ou cruzando com o seu (situação cada vez mais incomum, não é mesmo?). Algumas pessoas usam o farol alto quando estão viajando em rodovias pista dupla, já que não se cruza diretamente com os carros de outra pista. Bom, vou ser claro (sem trocadilho) com estas pessoas: mesmo em pista dupla, a luz alta no sentido contrário atrapalha sim, e muito!

E a polêmica e mal interpretada piscada de farol para pedir passagem? Não tem nada de errado com uma piscada (sutil e rápida) no farol para pedir passagem. Nas motos, existe até um botão específico para acionar a piscada, que recebe o nome de “luz de passagem”. A piscada de farol é a forma mais educada, sincera, e visível de pedir passagem ao motorista que vai à frente. Só não vale exagerar.  A intensidade e a frequência das piscadas pode transformar um “com licença” em um “sai da frente, seu Mané!”. Por isso, pisque uma vez, com educação e a uma distância segura do veículo da frente.

E se você levou uma piscada, não leve a mal. Não “revide” piscando os faróis ao ser ultrapassado, nem adote um comportamento agressivo com o colega motorista. Ele não é um “apressadinho”, ele apenas te pediu licença! Você fica zangado com alguém que te pede licença enquanto caminha? Se sim, recomendo um psicólogo!

Outro comportamento difícil de explicar são aqueles motoristas que deixam para acender o farol só quando já está totalmente escuro. Enquanto não der pra ver a lua e todas as estrelas, eles não ligam o farol! Parece que querem economizar com as lâmpadas! Francamente, tem que ser muito desligado ou imprudente para tomar essa atitude!

Não espere a escuridão completa para acender os faróis.

Por fim, lembre-se de verificar o alinhamento dos faróis. Sim, isso mesmo! Faróis podem e devem ser alinhados! Um farol desalinhado ou tem seu alcance reduzido ou incomoda muito os outros motoristas. Se você tem recebido piscadas de farol de outros motoristas, desconfie: seu farol pode estar desalinhado, incomodando e prejudicando a visão de todo mundo!

Ilumine seu caminho e Boa viagem!