Túnel Dicas

Luz no Fim do Túnel – parte 1

Olá, pessoal. Hoje vou falar a respeito da correta utilização da iluminação do carro. Infelizmente são muitos os maus hábitos com relação ao uso dos faróis, por isso precisei dividir o post em duas partes! Esta é a primeira:

O primeiro hábito que destaco é a utilização da luz de posição, lanterna ou “pingo” como é conhecida por muitos. É aquela lâmpada mais fraca do farol, normalmente a primeira que se acende.

Usar somente a lanterna durante a noite é muito perigoso, pois ela não ilumina nem um palmo na frente do carro. Além disso, outros motoristas e pedestres só vão perceber a aproximação do veículo bem mais tarde. Às vezes tarde demais. Durante a noite devemos trafegar com os faróis acesos, na posição baixa, sempre. O pingo pode ser útil ao dirigir dentro de uma garagem fechada e iluminada, ou para melhorar a visibilidade do seu caro durante o dia, em uma situação de chuva ou ao trafegar em rodovias. Mas usar somente o “pingo” à noite, é a gota d’água.

Outra cena comum é ver carros com os faróis de neblina (também chamados erroneamente de “farol de milha”) acesos em conjunto com a lanterna. Trata-se de uma infeliz “moda” nas grandes cidades brasileiras. O farol de neblina ilumina somente as proximidades do carro e foi concebido para ajudar na situação específica de neblina. Ou seja, não ilumina um pedestre, animal ou ciclista que você poderia ter visto antes, muito antes.

A luz traseira de neblina também é frequentemente mal utilizada. Ela pode ser até quatro vezes mais potente que a lanterna traseira dos carros. Essa potência extra pode confundir o motorista quem vem atrás, e, quase sempre, incomoda. Por isso, essa lâmpada só deve ser ligada quando há neblina, situação em que sua potência extra ajuda na sinalização do seu carro. Aliás, lembre-se: em situação de neblina, nunca use o facho alto do farol, ele só vai te atrapalhar!

A utilização correta da luz traseira de neblina.

Fique ligado! No próximo post daremos mais uma luz e outros puxões de orelha sobre a iluminação!

Boa viagem!