Esportes Diversão

Esportes de verão: uma boa pedida para se divertir e entrar em forma

O verão é uma estação alegre que nos inspira a mudar e dar oportunidades para coisas novas. Mudanças de hábito com o intuito de ter uma vida mais saudável é uma boa opção para este verão e os esportes desta estação são ótimas oportunidades. São diversas as opções. Listarei aqui alguns esportes os quais requerem esforços físicos de diferentes intensidades e de indicação para todas as idades, mas que, com certeza, todos são capazes de tornar nossas vidas mais sadia e divertida.
A praia simboliza o verão e é lá onde os esportes de verão se concentram. O vôlei é um dos esportes que, além de contribuir para entrar em forma devido aos esforços demandados, contribui muito para a socialização, uma vez que reúne família e amigos na disputa das partidas, sendo uma boa oportunidade para conhecer pessoas novas. Este esporte requer muito mais esforço na areia fofa da praia do que na quadra, fortalecendo os membros superiores e inferiores, além do sistema cardiovascular.

 Foto: Fernando Ramos, Agência RBS

 

Outro esporte muito praticado na atual estação é o famoso frescobol. Este é um esporte praticado em dupla e exige mais de exercício aeróbico do que o vôlei. Devido ao seu dinamismo, o frescobol requer reflexo, agilidade e coordenação motora. Para termos uma ideia, a prática do frescobol queima cerca de 820 calorias por hora. Sem sombra de dúvidas a prática do frescobol é uma ótima opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e entrar em forma.

Foto: Charles Guerra, Agência RBS

O futevôlei também é uma boa alternativa. Este esporte mistura os fundamentos do vôlei com a proibição do futebol de colocar a mão na bola. A prática do futevôlei realiza trabalho cardiorrespiratório e contribui para fortalecer a musculatura das pernas, uma vez que requer grande esforço e agilidade.

Por fim, para quem não está acostumado com a prática de esportes que exigem grandes esforços e um bom preparo físico, a caminhada é a escolha certa. A caminhada pode ser feita em qualquer lugar, nas ruas, em parques, entre outros. Porém, nada melhor do que uma caminhada à beira mar no final da tarde. Caminhar na areia ajuda a fortalecer os músculos inferiores e no condicionamento físico.

Foto: Marcos Porto, BD JSC

Aqui estão algumas dicas para se divertir e colocar o corpo para trabalhar neste verão. Escolha o tipo de esporte que mais se adeque ao seu perfil e não abuse excedendo a capacidade de seu corpo, isso pode trazer sérias consequências. Para quem tem um perfil mais sedentário, inicie com a caminhada e conforme seu corpo vai adquirindo um condicionamento físico melhor migre gradativamente para os esportes que requerem esforços físicos mais intensos.
Agora é só escolher seu esporte preferido e começar a praticá-lo, tornando sua vida mais prazerosa e saudável. Até mais!