Aposentado Cotidiano

Aposentadoria, um direito de todo cidadão!

Você já ouviu falar de Previdência Social? Certamente, você sabe o que significa, e que também é um direito de todo cidadão brasileiro.

Bom, caso não saiba… A Previdência Social estabelece um contrato que o colaborador faz com o governo federal. Nesse contrato, o individuo se compromete a pagar, todo mês, uma quantia previamente calculada, ao Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS).

Por sua vez, o Ministério (MPAS) se compromete a devolver a quantia paga pelo individuo sob a forma de benefícios. Esses benefícios são validos sempre que o colaborador não puder comparecer ao trabalho, por ter sofrido “acidente de trabalho” ou afastamento por algum problema de saúde, ou também por se aposentar por opção própria ou por invalidez.

 

Abaixo, seguem todos os benefícios do Ministério (MPAS) para os aposentados:

 

Aposentadoria por idade

Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino, aos 65 anos, e do sexo feminino, aos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: aos 60 anos, homens, e aos 55 anos, mulheres.

Para solicitar o benefício, os trabalhadores urbanos, inscritos a partir de 25 de julho de 1991, precisam comprovar 180 contribuições mensais. Os rurais têm de provar, com documentos, 180 meses de trabalho no campo.

 

Aposentadoria por invalidez

Benefício concedido aos trabalhadores que, por doença ou acidente, forem considerados, pela perícia médica da Previdência Social, incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento.

Não tem direito à aposentadoria por invalidez quem, ao se filiar à Previdência Social, já tiver doença ou lesão que geraria o benefício, a não ser quando a incapacidade resultar no agravamento da enfermidade.

 

Aposentadoria por tempo de contribuição

Pode ser integral ou proporcional. Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos. Para requerer a aposentadoria proporcional, o trabalhador tem que combinar dois requisitos: tempo de contribuição e a idade mínima.

 

Aposentadoria especial

Benefício concedido ao segurado que tenha trabalhado em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física. Para ter direito à aposentadoria especial, o trabalhador deverá comprovar, além do tempo de trabalho, efetiva exposição aos agentes físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais pelo período exigido para a concessão do benefício (15, 20 ou 25 anos).

 

(Fonte: http://www.previdencia.gov.br)

  • Tatianasantos

    a me a vida so n deixe de amar quem te ama