Cadeira de rodas empty

Acessibilidade no Trânsito

Olá Pessoal!

Vamos falar um pouco sobre acessibilidade no trânsito, ela não se trata apenas de não estacionar o seu carro em uma vaga para deficientes, e sim de como a população trata este assunto, de extrema importância para a sociedade. Hoje estima se que mais de 24,5 milhões de Brasileiros possuem alguma deficiência, divididas conforme a tabela a baixo:

População residente por tipo de deficiência – Brasil – 2000

Tipo de deficiência População residente
Mental 2.844.937
Física 1.416.060
Visual 16.644.842
Auditiva 5.735.099
Motora 7.939.784

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2000.

Algumas dicas de como agir no trânsito:

  • Não segure a pessoa, ofereça seu braço para conduzi-la;
  • Sempre descreva o caminho e situações que irão percorrer;
  • Fale com a mesma tonalidade de voz, que você falaria para um ouvinte qualquer;
  • Atenção para não estacionar ou parar em locais em que a calçada seja rebaixada ou reservada para utilização de cadeirantes;
  • Respeite as leis de transito.

 



Você Sabia!?

Que desde 2010 existe um estudo de carro para Deficientes Visuais, o protótipo foi desenvolvido pela equipe da Federação Nacional dos Cegos dos Estados Unidos (NFB, na sigla em inglês) e da Universidade Virginia Tech. Esse protótipo oferece recursos não visuais, como: luvas e camiseta vibratórias, sopros de ar comprimido no rosto do motorista e um volante com sinais de áudio.

Fonte BBC 

 


No site da Fundação Educar DPaschoal você pode encontrar livros para download, que ensinam os seu filhos sobre a Acessibilidade, como:

 

Existem leis que asseguram os direitos dos deficientes, devemos cumprir não por que seremos punidos, mas sim pelo respeito que temos pelo próximo.