Amigos Na estrada

Viajar em grupo

Uma longa viagem off-road planejada há tanto tempo precisa ser feita com alguma boa companhia. Embora existam os lobos solitários, que percorrem o mundo sozinhos, é sempre maravilhoso compartilhar a descoberta de uma bela paisagem com outras pessoas. Se todos os membros da família gostam de viagens de aventura então há sintonia entre o que cada um espera da viagem e já se conhecem o suficiente para entender limitações, anseios e comportando do outro. Se o grupo será formado por amigos de longa data e velhos companheiros de viagens então existe uma grande possibilidade de a coisa toda dar certo. Eles se entendem, sabem do que cada um gosta ou não e estão todos informados do que virá pela frente.

Foto: Técnica 4×4 – Viagens bem organizadas fazem amigos para sempre.

O que pode vir a ser um problema é montar um grupo com pessoas cuja amizade acabou de começar e sair para uma viagem onde os planos estão superficialmente resolvidos. Tudo é uma maravilha no inicio e tudo é tolerado. Mas, se a viagem tiver mais do que 1 semana de duração, o dia a dia no volante, as refeições feitas fora do horário habitual, o cansaço de horas de estradas nem sempre agradáveis de percorrer, a definição de onde irão dormir no final de um dia cansativo, a velocidade escolhida para viajar, a opção por este ou aquele restaurante ou hotel, o ritmo individual para se fazer as coisas e as diferenças de gostos ainda desconhecidos começam a minar o humor e então o negócio pode degringolar.

No início de minha vida off-road participei de uma viagem assim e certamente meu modo de agir também colaborou com o péssimo final que tivemos. Também já ouvi relatos de viagens que acabaram com cada um seguindo por conta própria e nunca mais se vendo para contar como foi.

Então, se deseja cultivar as amizades para sempre e relembrarem juntos cada dia da viagem resolvam exatamente para onde devem ir, como irão viajar, velocidade média do grupo, como farão para realizar refeições, como será a escolha de onde dormir e determinem um líder, é ele quem deverá decidir, sempre, o que fazer em situações inesperadas. Discussões e sugestões são saudáveis, mas, é o condutor quem resolve e todos devem acatar, afinal o escolheram para guiar o comboio.

Cada ser humano tem seu jeito de levar as coisas, ele deve respeitar como são seus semelhantes e vice-versa. Desta forma podem depois lembrar juntos os desafios que dão o tempero para uma longa viagem de aventura.