vinhedo Viagens

Serra Gaúcha, o Caribe de quem gosta de frio

Apesar de o Brasil ser repleto de destinos tropicais com altas temperaturas e incríveis praias, o turismo bem agasalhado também tem vez em nosso território. Um dos melhores lugares para o inverno é a Serra Gaúcha com aquele friozinho bom de montanha, ótimos chocolates e muitos vinhedos. A tradição dos colonos italianos e alemães na região também garante uma ótima gastronomia.

O destino parece ter sido feito para ir a dois já que são inúmeras as opções românticas que surgem pelo caminho. O ideal é visitar a Região das Hortênsias, onde estão Gramado e Canela, e também o Vale dos Vinhedos, principalmente em Bento Gonçalves para um mergulho no mundo do vinho.

Em Gramado, a sensação é de ter chegado a um pedaço da Alemanha. São inúmeras palavras escritas em alemão em placas e cardápios, boa parte da população é loira e de olho claro, sem falar a vegetação que teve muitas espécies trazidas da Europa. O museu Minimundo, criado por um alemão após a Segunda Guerra Mundial para erguer em miniaturas o país destruído, é um dos melhores passeios.

Bento Gonçalves é um lugar tão ligado ao vinho que até a igreja de São Bento tem formato de pipa, o barril usado para armazenar o precioso líquido. Visitar as vinícolas para degustar cada bebida é um passeio imperdível, sempre bem acompanhado de salames e queijos.

Há ainda outras cidades, como Garibaldi, Nova Petrópolis e Carlos Barbosa. Todas contam com boas atrações e festivais neste inverno. A Serra Gaúcha possui boa infra-estrutura para turismo e ótimas hospedagens. Na hora de reservar a sua, prefira as pequenas pousadas. São simpáticas, românticas e, normalmente, com vistas maravilhosas.