road Off-road

Os pontos de ancoragem de seu 4×4

Em meus cursos pergunto para os alunos se sabem onde se localizam os pontos de ancoragem de seus veículos. Alguns seguem determinados para a dianteira e traseira do carro e mostram para a turma, isto é bom, pois já sabem metade do caminho para resgatar o carro em uma trilha.

E você, sabe onde estão os ganchos e olhais de seu carro?

Todo 4×4 deve ter pontos de ancoragem da dianteira e na traseira da mesma forma que seu proprietário deve saber como usá-los. A colocação de cintas, cordas, cabos e correntes deve ser feita nos lugares certos e de onde não se soltem durante a operação de resgate.

Confira algumas referências sobre assunto: se procurar o ponto de ancoragem da dianteira da Mitsubishi L-200 Outdoor não vai encontrar nada na frente, ela fica embaixo do banco traseiro! Mas não se assuste, é que a peça é removível e só deve ser colocada quando necessária. Na traseira é comum encontrar uma argola ou “U” de aço feito exatamente para eventuais resgates.

Se procurar o ponto de ancoragem da Land Rover Discovery 3 deverá buscar por tampas plásticas que escondem o equipamento atrás dos pára-choques.

Em algumas pick-ups é fácil achar os pontos como na Ford Ranger e da Chevrolet S-10. Na Toyota Hilux você encontra os pontos dianteiros nas extremidades do chassi, mas, na traseira não há nada.

Mas, e a bola de engate de reboque? Posso usá-la? Não deve, ela não foi feita para isto, além do quê não há como manter firme uma cinta ou cabo de aço nela. Pode ser uma fria em situações radicais se o olhal da cinta ou cabo de aço se soltar da bola durante as manobras.

Veja como é em seu 4×4 e se não encontrar nada providencie, você nunca sabe quando vai precisar.

 

Foto:  Nem sempre é fácil usar o ponto de ancoragem!

http://www.flickr.com/photos/tecnica4x4/5508093416/in/set-72157626094738883