Bagageiro Na estrada

Arrumando a bagagem

Sempre que planejamos uma longa viagem, e esta parte é muito divertida, chegamos no momento de definir a bagagem e escolher o que levar, quanto e como. Nossos 4×4 podem dispor de amplos bagageiros ou apenas lugar para dois volumes de médio porte e neste caso a palavra de ordem é otimizar espaço.

Sua lista de bagagem deve prever lanterna para atividades noturnas e ferramentas básicas para algum reparo de emergência em seu 4×4, seu mecânico pode sugerir alguns itens. Depois armazene também frascos de fluídos para direção hidráulica, embreagem e freios. Não esqueça um bom filtro de ar, pois quilômetros de estradas de terra atrás de outros carros vão entupir o elemento filtrante. Outro filtro, agora para o combustível pode ser uma boa ideia, já que a distância pode exceder a quilometragem para troca e não há garantias que poderá encontrar o filtro na região visitada. E leve também lâmpadas de reserva para lanternas e setas além de um kit de pastilhas ou lonas de freio.

Depois vem o kit de resgate off-road, conforme o destino pode precisar de muito espaço para cintas, pás, manilhas, luvas e acessórios diversos. Vale pensar bem sobre isto e escolher corretamente o que levar, pois esquecer uma patesca em casa, por exemplo, pode virar uma dor de cabeça.

E então chegamos à bagagem pessoal. É impressionante como entupimos malas e mochilas com roupas e tralhas em excesso. Seja econômico e pense bem no que levar, camisetas e roupas íntimas podem ser lavadas rapidamente e secam sem grandes complicações, então leve poucos itens. Não leve traje para sair à noite se o lugar aonde vai não tem nada para se fazer à noite!  Mantenha sempre 1 toalha de banho, sabonete e frasco pequeno de shampoo à disposição, nem todos os hotéis e pousadas oferecem isto no quarto.

Jamais se esqueça de medicamentos que você e familiares podem precisar, ou usam regularmente. As chances são pequenas de se encontrar o medicamento esquecido em casa numa farmácia distante. Verifique se esta parte da bagagem pode precisar de uma caixa térmica para evitar o calor excessivo e então providencie algo robusto e confiável.

Ao colocar a bagagem armazene os itens pesados no assoalho do porta-malas ou caçamba e se tiver bagageiro utilize para levar itens leves ou volumosos, isto ajuda a manter baixo o centro de gravidade do carro e ajuda no seu equilíbrio. Prenda toda a carga levada no interior, em caso de acidente coisas pesadas não voarão soltas na cabine.

E finalmente, não esqueça de colocar na bagagem mapas impressos e arquivos de rota que vai usar no GPS. Um cartão de memória ou back-up no notebook pode evitar problemas se os dados do GPS se perderam por acidente.

Foto: Técnica 4x4 - Trilha off-road entre Andaraí e Lençóis, Chapada Diamantina-Bahia. Quilômetros de trilhas completamente isolada de qualquer auxílio. Vá preparado!