4x4 Off-road

Limpando o 4×4 depois da trilha

Muitos alunos me perguntam o que fazer para limpar o 4×4 depois da aula prática, pois, existe muita informação cruzada sobre este tema. Para não me prolongar demais sobre o assunto, recomendo que a melhor providência seja lavar exaustivamente com água corrente as partes inferiores como o chassi, sistema de freios e reentrâncias aonde a lama possa se acumular. Barro incrustado retém água e dá início à corrosão.  Fique atento que o chassi tem furos por onde entra lama e convém limpar por dentro jogando bastante água.


Muito cuidado com o motor, pressão excessiva pode infiltrar água em bornes e terminais dando origem a panes eletrônicas. É de opinião geral que se deve lavar o motor com menos frequência para evitar problemas com circuitos, fios e bornes. Mas, além disto, tem outro detalhe pouco percebido: deixar a poeira se acumular não deve danificar nada e ainda lhe facilita ver quando há qualquer vazamento de óleo, fluídos ou água. Isto ajuda o mecânico a dar o diagnóstico do problema.

Em situações extremas detritos podem entrar no pneu entre a roda e costado provocando desbalanceamento que só será corrigido quando se retirar o pneu e limpá-lo por dentro. Confira também os respiros de diferenciais, caixas e tanque de combustível, obstruídos provocam vazamentos em retentores e dificultam o fluxo de combustível para o motor.

Não pulverize o chassi com óleo, pois, areia e terra vão grudar podendo gerar desgaste nas peças móveis devido à abrasão. Para lavar escolha produtos feitos para limpeza automotiva, mas evite o famigerado Solupan, este ácido ataca impiedosamente as partes galvanizadas iniciando a corrosão além de comprometer a vida útil de mangueiras e partes de alumínio. Sabão em pó é para ser usado na lavanderia e detergente de cozinha deve ser usado apenas para lavar louças.


A parte interna do carro depende da forração. Para off-road prefiro carro sem carpete, é só tirar os tapetes e lavar tudo sem preocupação.  Se seu 4×4 é acarpetado cuide para não molhar tudo sem ter como secar depois, haverá formação de mofo e vai ter trabalho para eliminar o cheiro.

 


Esse fim de semana, estarei realizando o curso de 4×4 na cidade de São Paulo.

Os interessados em aprender os segredos da condução off-road 4×4; os recursos de seus veículos, não só para em viagens e trilhas mas também para o dia a dia tem uma oportunidade nos dias 26 e 27 de Novembro.

Para participar é necessário ter um veículo 4×4 utilitário ou SUV, o grau de dificuldade é leve e os obstáculos mais radicais são opcionais.

As vagas para o curso são limitadas, confira as informações pelos fones 41 3085-7467 ou 41 9934-9277.

  • Manecoosorio

    Olá Sr. João Gaiotto, como está vc? Aqui é o Manuel (Maneco) da Mitsubishi que agora está na Toyota Sulpar…mantenha contato e felicidades! (41)9672-0726 ou manecoosorio@gmail.com