trilha Off-road

Dicas para uma boa viagem off-road

Seu carro 4×4 não foi feito para passar todos os dias em cima do asfalto. Se tem algo que ele pode e merece encarar é uma trilha de terra para explorar novos destinos. Mas dirigir off-road requer uma boa dose de cuidados, paciência e técnica. Você não pode sair por aí e se arriscar em terrenos instáveis e enfrentados apenas por pessoas experientes. Para iniciantes, o melhor é começar em circuitos tranquilos e, sempre que possível, tentar acompanhar as viagens de quem está acostumado ao off-road.

Preparamos estão algumas dicas fundamentais para sua trilha ser mais segura:

Não ultrapasse os limites do seu carro Seu veículo pode ser mal-encarado e imenso, mas isso não garante que ele está imune a qualquer terreno. Checar valetas, pedras e troncos pelo caminho pode salvá-lo de dores de cabeça tão grandes quanto seu utilitário. O primeiro passo é manter a manutenção de seu veículo em dia, o segundo é saber até onde você pode chegar sem correr riscos.

Para qual lado estão seus pneus? Não importa se você está na lama, na areia ou apenas numa trilha suja, saber a posição dos pneus é fundamental. Você pode pensar “mas isso é fácil”. Calma, nem sempre. Lembre-se que em uma trilha você precisa corrigir toda hora a direção para fazer manobras. Uma leve distração pode confundir sobre o lado que está apontando os pneus e enganá-lo em uma curva. Nesta hora, baixar o vidro, colocar a cabeça para fora e dar uma checada é o melhor que você pode fazer.

Chame seus amigos Viajar por uma trilha pode virar uma grande roubada se você for sem outros carros na sua exploração. Divida a expedição convidando alguns bons amigos que também possuem boas máquinas para encarar off-road. É importante combinar com eles pontos de encontro pela trilha e também utilizar rádios (essenciais para um motorista avisar ao outro sobre o que vem pela frente).

Devagar se chega lá (e sem atolar) Para quem vai começar agora no off-road é bom saber que a velocidade é bem baixa nas viagens. Ninguém acelera muito ou tem pressa e isso tem uma razão. Ou melhor, várias. Além de agredir o meio ambiente, dirigir rápido na trilha pode danificar seu carro e deixá-lo atolado.

Tenha um plano Mesmo os mais cautelosos correm o risco de atolar. Isso faz parte (afinal, é aventura que você procura), mas não saber como sair de da lama não é um item de sua viagem. Você já sabe que, após atolar, acelerar muito só piora a situação. O melhor é tentar sair com a primeira marcha ou engatando a ré. Se não adiantar, é bom contar com um companheiro de off-road para içá-lo (ou ter o contato de alguém para tirá-lo dessa enrascada).

Leve seu kit off-road Antes de tirar seu carro do asfalto, faça um check list para certificar-se de que você tem todos esses itens: comida, água, um bom pneu step, mapas, GPS, kit de primeiros socorros, celular e um carregador. De resto, deixe seu lado aventureiro cuidar da trip e explore as mais intocadas partes da natureza do país. Boa lama!