acidentes-acontecem Segurança

Fique preparada: acidentes acontecem

Ninguém gosta de falar sobre acidentes, mas eles fazem parte da realidade do nosso trânsito e é importante estarmos preparadas para lidar com essa situação quando, eventualmente, ela acontecer. Esse é o tipo de momento que nos gera um estresse tão grande, que acabamos perdendo a direção do que seguir, fazer ou até mesmo falar e isso, claro, é muito prejudicial.

A primeira recomendação, por mais clichê que possa soar, é tentar manter a calma. O segundo passo é verificar se você ou outras pessoas possam estar feridas e acionar o resgate o mais rápido possível. Nunca tente remover o ferido do local onde ele está, pois dependendo do que aconteceu com ele isso pode ser muito prejudicial.

Depois desse passo tão importante é hora de olhar para o trânsito e retirar, se possível, o seu carro da via onde sofreu o acidente. Caso esteja tudo ok com o veículo, o ideal é estacioná-lo. Se não puder removê-lo do local sinalize da melhor maneira para deixar os outros motoristas alertas.

Se os danos do acidente foram apenas materiais não há necessidade de chamar a polícia, mas sim um agente de trânsito. Ele lhe auxiliará a coletar as informações necessárias dos outros motoristas envolvidos no acidente como nome, endereço, telefone, placa e modelo do carro. Se houver testumunhas siga o mesmo procedimento com elas.

Caso não haja nenhum fiscal no local vá até a delegacia e registre uma ocorrência para se proteger de futuros prejuízos. Esse também pode ser um procedimento requisitado pela sua seguradora. Aliás, esse é um passo muito importante: conversar com seu corretor ou companhia para saber como agir e quais são os procedimentos a serem seguidos.

Por mais que você não tenha culpa no acidente, os envolvidos podem perder a razão e, claro, começarem a falar o que não devem. O lema aqui é: não entre em discussões, pois elas não ajudarão em nada a resolver a situação.

Como o título desse texto diz, os acidentes acontecem e não temos como fugir deles. A melhor medida é a prevenção, manter sempre a atenção e respirar fundo.