dog-no-carro Curiosidades

Segurança pra cachorro

Quem não gosta de olhar para o carro ao lado e ver um cachorro felizão, com a língua para fora e curtindo o vento na cara?

A cena melhora o dia de qualquer um (principalmente do cãozinho), mas será que o bichinho de estimação solto no banco do passageiro é o jeito mais seguro para transportá-lo?

De acordo com o código de trânsito, não. A conduta é considerada grave e rende cinco pontos na carteira – além de uma multa de R$ 127,69 (que seu dog não vai querer pagar).

No carro

Para quem gosta de estar sempre com seu pet do lado e não abre mão da segurança, é importante seguir as dicas abaixo:

Lugar de cão é no banco traseiro

Nada de levá-lo no colo do motorista, no banco de passageiro ou na caçamba. O cachorro sempre deve estar no banco de trás e sempre sem a coleira amarrada no cinto de segurança (um eventual acidente pode estrangulá-lo).

Se o cão for de médio ou grande porte, algumas pet shops vendem um cinto canino capaz de envolver o peito, as costas e os ombros do bichano. Se você tiver um carro hatch ou uma perua, pode colocá-lo também no porta-malas e instalar uma grade divisória. Assim, seu cachorro pode fazer a farra que quiser sem atrapalhar a atenção do motorista.

Cães enjoados

Seu melhor amigo costuma vomitar em longas viagens e sujar o carro todo? Uma solução é evitar alimentá-lo até quatro horas antes de pegar a estrada.

Se mesmo assim não adiantar, existem medicamentos para diminuir os sintomas e evitar essa situação. Leve-o a um veterinário, ele é a pessoa certa para indicar o remédio e a dosagem. Em viagens, também vale fazer paradas a cada três horas e levar água para deixá-lo bem hidratado.

Estofados e unhas

Alguns animais de estimação adoram morder e arranhar o que aparece pela frente. Se já é chato quando eles fazem isso com nosso chinelo, imagine com o estofado novinho do carro?!

Para animais mal-comportados, a solução é uma proteção de borracha também vendida em pet shops.

Conforto e cuidados

Evite brincar com seu bichinho enquanto estiver no trânsito para não perder a atenção. Também deixe o carro bem ventilado para evitar que o cachorro sinta muito calor e passe mal, os animais sofrem mais do que a gente com o calor.

Os filhotes devem ser treinados desde pequeno a andar no carro. Experimente primeiro em pequenas distâncias até perceber que seu bichano agüenta a viagem na caranga sem medo. Também, nunca o deixe por muito tempo trancado no veículo. Ele pode ter vontade de fazer xixi, passar sede e ficar desesperado com sua ausência.

E outros animais de estimação?

Gatos, aves ou hamsters não devem nunca ficar soltos no carro (as chances de você parar no semáforo com um gato em sua cabeça são grandes). O melhor mesmo é deixá-los em caixas transportadoras ou em gaiolas especiais para animais.

  • Anônimo

    O cachorro do post é muito parecido com a minha. Ela sempre vai sentadinha na caminha dela e com o sinto de segurança especial para cachorros. Mas ela é quietinha, não fica com a língua pela janela, ela só dorme.