kitmotorista Cotidiano

O kit do motorista desbravador de trânsito

Quem mora em cidade grande sabe bem como é encarar as selvas de carro em busca da melhor rota ou, ao menos, para encontrar um pouco de paz dentro do automóvel. Entre buzinaços, poluição e estresse, manter a calma e saber a melhor rota pode ser um desafio e tanto. Se sua rotina diária inclui algumas dezenas de minuto naquele “anda e para”, é fundamental ter um kit dentro do carro para encarar o trânsito com inteligência e, principalmente, tranquilidade.

Encarar o trânsito requer paciência, mas alguns itens podem ajudar bastante na hora do congestionamento.

 

Veja o que você deve levar:

GPS

Um importante aliado naquele congestionamento monstro. Procurar uma rota alternativa é fundamental nesse momento – principalmente se for em uma região que você não conhece muito bem. Alguns modelos oferecem informações atualizadas sobre a situação de tráfego e ajudam a escolher o melhor caminho.

Músicas relaxantes

Nada de apelar para heavy metal ou música eletrônica, nesta hora, o melhor mesmo é deixar um álbum relaxante no som do carro. Escolha uma banda que você curte e preste atenção na letra e na melodia (é bem melhor do que escutar buzinas, gritos e apitos de guardas de trânsito).

Audiobooks

Cansado de ouvir música? Coloque um livro para tocar no seu rádio. Hoje vários best-sellers possuem versão para ouvir no carro e existem ainda opções de cursos de idiomas para ficar afiado nos estudos.

Livros ou jornais

Ok, nada anda e aquele cara que estava caminhando a pé ao lado de seu carro agora já está a no mínimo um quilômetro de distância. Apele para um livro ou um jornal. Mas lembre-se: apenas faça isso com o carro parado. Nada de dirigir com o pé no acelerador e os olhos no livro.

Caronas

Quem tem alguém no banco do passageiro para conversar, às vezes, nem repara no trânsito. Que tal combinar uma carona com aquela pessoa que mora perto de você? E o melhor: esse gesto também ajuda a reduzir o trânsito e a emissão de poluentes no meio ambiente.