carona-fácil Cotidiano

Pegar carona nunca foi tão fácil

No meio de um congestionamento, é só olhar para o carro ao lado e perceber: quase todos ali estão sozinhos dentro de um veículo que poderia transportar tranquilamente quatro ou cinco pessoas. Se você também acha um desperdício dirigir solitariamente pelas ruas da cidade, mas não sabe como colocar mais gente no carro, alguns cliques de mouse podem resolver seu problema.

No Brasil, três sites já oferecem boas alternativas para quem busca e para quem quer oferecer carona. As vantagens são várias: diminui o trânsito na cidade, arranja uma companhia para conversar e, claro, economiza com os gastos de transporte.

Os sites Caroneiros e Carona Brasil servem para unir quem procura por carona e quem está disposto a oferecer um lugarzinho no banco de passageiros de seu automóvel. E vale combinar qualquer tipo carona: para ir trabalhar, viajar, assistir a um jogo de futebol, ver um show num estádio…

O site cruza as informações e mostra quem está disponível no seu trajeto. O mais legal é que dá para colocar várias opções de personalização na busca, como sexo e preferências pessoais – ideal para encontrar alguém com um perfil parecido com o seu.

Claro, mesmo em sites confiáveis como esses, é importante tomar alguns cuidados de segurança. Não enviar dados pessoais e nem o endereço logo de cara é essencial. Marcar as caronas em lugar público, também. Os sites oferecem rankings, então, se algum motorista for imprudente no trânsito, você pode deixar um alerta.

Caronas exclusivas para estudantes

Outra página na internet com o mesmo foco, mas feito somente para estudantes de faculdades, é o Unicaronas. Além de combinar trajetos até as aulas, os alunos que mudaram-se de cidade apenas para estudar também pode pegar carona para viagens no fim de semana a fim de encontrar a família.

Os principais sites no Brasil para combinar caronas:

UniCaronas – www.unicaronas.com.br
Carona Brasil – www.caronabrasil.com.br
Caroneiros – www.caroneiros.com
Caronestas – http://www.caronetas.com.br