antigo empty

Loucos por carro: antigomobilismo

No primeiro tópico falei sobre a paixão por quatro rodas de modo geral. Na verdade como ela nasce e vai dando um sentido muito próprio à vida de homens e mulheres (por que não?) mundo afora. Assim como qualquer gosto variado, este também provoca a busca constante por informações e novidades.

Mas hoje o tema é outro e diz respeito a um nicho de pessoas realmente especiais: aqueles aficionados por história, estórias, detalhes, curiosidades e outras características de máquinas que rodaram há dez, trinta ou setenta anos atrás.

Basicamente existem dois tipos de apaixonados nesse meio. O primeiro deles é o antigomobilista. Nesse caso não é necessário ter um clássico ou algo do gênero, mas sim gostar do assunto, sentir a ferrugem nas veias e dar aquela olhadinha quando passa um veterano pela rua.

O segundo grupo traz os colecionadores. Cada um deles traz uma história diferente, mesmo que sejam modelos idênticos, do mesmo ano e versão. Mais do que simplesmente guardar centenas de quilos de aço na garagem, o detalhe que vale a pena observar diz respeito à própria experiência de vida.

Na verdade o que transforma qualquer pessoa em um agregador de paixões – essa é uma boa definição – é justamente o fato de guardar lembranças relacionadas a determinado automóvel. Muitos guardam sobre vários deles e as esposas costumam torcer o nariz com a possibilidade de ocupar todas as vagas. Mas tudo bem.

Como ilustração, vou citar o exemplo de um amigo. Ele possui mais de vinte carros de modelos, anos e cores variados. Diz a lenda, e outros amigos em comum, que a esposa não sabe ao certo a quantidade de modelos que ficam na garagem do prédio, com mais de quatro pisos.

No Brasil temos uma legislação própria de carros antigos que valoriza os veículos com mais de trinta anos. A “Lei da Placa Preta”, de 1998, garante ao apaixonado o direito de manter a máquina exatamente como saiu da linha de montagem, mantendo suas características de fábrica. Uma grande conquista.

Nos vemos na próxima semana!