diasemcarro Editorial

Um dia sem carro – Parte II

Durante o dia, contei para algumas pessoas sobre o Dia Mundial Sem Carro.

Algumas não sabiam da data, não seria bacana se o governo comunicasse sobre o dia com antecedência?

Assim as pessoas poderiam se programar para não usar o carro ou ainda para pegar carona, afinal carona também ajuda a diminuir a poluição e o trânsito na cidade.

A segunda parte do meu dia foi bem mais tranquila que a primeira, decidi voltar pelo fretado contratado pela empresa onde trabalho.

Como o fretado tem hora marcada para sair, não há desculpas para trabalhar até mais tarde. E lá fui eu, antes mesmo do dia escurecer.

17:02 - Pego o fretado em frente ao trabalho. É uma van que leva os funcionários nas mediações na Zona Norte. A van é confortável e tem vários lugares livres.

17:10 - Vou observando o trânsito que nesse horário ainda é bem livre.

17:40 - O motorista do fretado me ensina um atalho ninja pela Freguesia do Ó, que cortaria o trânsito que pego todo dia para voltar para casa. Esse foi o grande ensinamento do dia.

17:45 - O fretado me deixa em um ponto mais próxima de casa e faço o resto do caminho a pé. Lembrando que caminhos que fazia na minha adolescência.

18:00 - Exatamente uma hora depois chego em casa. Nunca cheguei tão cedo, meus pais ficam alegremente surpresos.

O Dia Mundial Sem Carro foi um dia diferente para mim. Claro, tive muita sorte. Não choveu, o que atrapalharia muito o trânsito e as caminhas entre ônibus e metrô. Não perdi nenhum ônibus. Não deu pane no metrô. Não acordei atrasada.

Amanhã, tenho outros compromissos e tenho que ir de carro. Mas essa experiência me fez perceber que é bom sair da rotina, conhecer novos caminhos e ajudar o meio ambiente. O Dia Mundial Sem Carro não é um evento para convencer as pessoas a deixar sempre o carro na garagem, mas é um dia para refletir sobre o nosso cotidiano.

Se pelo menos, uma vez por mês, as pessoas tentassem deixar o carro para andar a pé, de bicicleta, transporte público. Mesmo que até a padaria. Já ajudaria demais o planeta.

  • Grazielle Santos

    Que experiência gostosa hein Paula. Adorei!

  • Neide Msc

    Adorei o dia sem carro da Paulinha

  • Anônimo

    Oi Grazi,
    Tente fazer um dia assim também.
    Encontre outros meios de fazer o mesmo caminho, você pode ter surpresas boas como tive.
    Depois passe aqui para nos contar! 
    Beijos,Paula

  • Anônimo

    Olá Neide,
    Fico feliz que tenha gostado!
    Experimente passar um dia sem carro também, você vai adorar!
    Beijão, Paulinha