diadavelocidade Curiosidades

Curiosidades sobre o limite de velocidade ao redor do mundo

Hoje é o Dia da Velocidade. Ou seja, é aquele dia em que você precisa fazer tudo o mais rápido possível. Entregar aquele relatório para o chefe correndo, tomar banho em dez segundos, jantar em pé, etc.

Para quem curte carro (se você está aqui, deve curtir, né?) também é o dia de lembrar como é bom pisar no acelerador, ver subir o ponteiro do velocímetro e ouvir o barulho do vento na janela. Sempre respeitando os limites de velocidade, claro.

Por isso, separei algumas curiosidades sobre os limites de velocidade ao redor do mundo:

O maior limite
140km/h. Essa é a maior velocidade máxima do mundo. É o que dizem as placas em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. No entanto, até o ano passado você podia acelerar até 160km/h.

É devagar, é devagar
A primeira velocidade máxima definida no mundo foi de 16km/h. O limite foi introduzido na Grã-Bretanha em 1865 para suas locomotivas.

Sem limite
A rodovia Autobahn, na Alemanha, é famosa pelos seus trechos sem limites de velocidade. A estrada é um verdadeiro tapete, extremamente segura e monitorada 24 horas para verificar se os motoristas podem mesmo pisar fundo. Mas vale um lembrete: os carros da Alemanha são programados para nunca ultrapassar os 250km/h.

Sem limite 2
Na Ilha de Man, no Reino Unido, e em alguns estados da Índia também não há limites de velocidade. O mesmo valia para algumas áreas rurais da Austrália, mas as autoridades em 2007 decidiram impor 110km/h devido ao alto número de acidentes fatais.

No Brasil
Para carros, o limite de velocidade no país em algumas rodovias é de 120km/h.

Velocidade x meio ambiente
Estudos comprovaram que a redução do limite de velocidade em um país diminui a emissão de gases poluentes. Só na França a experiência de reduzir 10km/h garantiu menos 19% de emissão de CO2 por automóveis. Muito países também reduzem a velocidade para economizar o petróleo. Ou seja, dirija mais devagar para poupar o planeta e economizar combustível.

Acidentes
Os números mostram que há relação entre o limite de velocidade e o número de acidentes. Na Dinamarca, a redução de 60km/h para 50km/h diminuiu em 24% os acidentes fatais. Já em Iowa, nos Estados Unidos, a mudança do limite de 89km/h para 105km/h causou um aumento de 36% de mortes no trânsito.

Limite até no espaço?
Sim, o universo também possui uma velocidade máxima. De acordo com os cientistas, nada pode ser mais rápido do que a luz no vácuo. Ela chega a 300 mil quilômetros por segundo (isso significa dar sete voltas e meia ao redor da Terra em um segundo). E qual seria a punição do universo para o apressadinho que fosse mais rápido do que isso? Segundo Albert Einstein, a violação do limite permitiria a viagem no tempo. Uma multa diferente, não?